Quando se compra um carro, é comum já se considerar o valor que deverá ser investido em um seguro. Afinal, ninguém gosta de ter que lidar com a perda de um veículo, seja ela parcial ou total.
Por isso, vamos te guiar sobre o processo de cotação do veículo, para que você entenda o real valor de se ter um bom seguro e como escolher o seguro parcial ideal para as suas inerentes necessidades.
Um carro possui os mais diversos riscos de acidentes e demais coisas que podem ocorrer com ele. Esses riscos ainda conseguem variar com muitos fatores, como seu índice padrão de roubos de sua localidade, sua chance de problemas técnicos de acordo com modelo, idade e problemas de fábrica, entre diversos outros fatores que podem implicar em perda parcial ou total de um veículo.
Essa perda sempre irá ser simbolizada por um valor no seguro. Isso é então contabilizado na cotação para que um seguro consiga cobrir com facilidade os danos do veículo, sem ficar no prejuízo, desde que o motorista tenha seus devidos sinistros cobertos por um seguro auto mesmo que esse seguro seja somente parcial, e não um seguro completo.
Se seu carro está coberto por um seguro auto parcial para as situações que você mais teme enfrentar, você terá uma grande tranquilidade ao circular com ele. É importante, no entanto, garantir que os sinistros cobertos no seguro do seu carro realmente cobrem as necessidades e perdas que você mais teme sofrer com seu carro.
Um seguro parcial terá um valor melhor que um seguro completo, e dependendo do seguro irá cobrir exatamente as necessidades que você mais precisa para seu carro, garantindo que você não tenha que enfrentar as mais irritantes ou terríveis situações para donos de carros, e permitindo que você tenha uma segurança financeira bem maior.
Mas por ser um seguro parcial, e não total, você terá uma série de opções diferentes para escolher para o seguro de seu carro. E é importante saber quais sinistros buscar, para que você tenha certeza de quais escolhas você precisa.
O seguro auto parcial e seus sinistros
Um sinistro é todo o tipo de ocorrência previamente descrita em um contrato de seguro. Ou seja, se seu carro, por exemplo, sofre um defeito e pega fogo, e isso está descrito no seu seguro contratual, você estará assegurado de que o custo dos problemas que você passar serão no mínimo parcialmente cobertos, sempre de acordo com o contrato de seguro.
Existem variados tipos de sinistros, e em um seguro parcial, a escolha de sinistros influencia bastante na definição final do custo de um seguro de carro. Como nesse caso o seguro é para situações mais específicas, ele será mais barato que um seguro comum.
Dentre os mais comuns sinistros previstos em um contrato, temos os acidentes de trânsito, furto, incêndio e explosões, roubo, e variando com a região também temos danos por chuva ou alagamento como sinistro. Em outros países, danos por eventos naturais, como um tufão, também não são incomuns.
Mas um seguro parcial irá raramente cobrir todas essas opções. Afinal, são muitas situações para se cobrir por um simples seguro parcial, e você deverá definir qual é o real foco de um seguro para o seu carro, para que assim você consiga escolher a cobertura que deseja, e não acabe pagando um custo muito elevado no seu seguro parcial, cobrindo sinistros que você não acha necessário.
Para isso, verifique a sua situação antes de cotar o seguro. O seu veículo e seu perfil influenciam o custo final do seu seguro.
Se seu veículo possui um índice de furto ou roubo elevado, esse sinistro será bem mais caro do que para carros com índice menor, porém isso também significa que você não estará protegido para essa situação em específico, que pode ser comum para seu veículo.
Saber escolher quais sinistros valem mais a pena para a sua situação é o ideal em um seguro parcial, pois irá garantir a sua segurança nos sinistros que você realmente possui preocupação, enquanto garante que você não sofrerá caso tais sinistros ocorram, e ainda garantindo que o custo de seu seguro não seja nada elevado para a sua situação.