Tipos de seguro auto – conheça os diferentes tipos e entenda mais

Os tipos de seguro auto são muitos, alguns mais e outros menos detalhados, tem também aqueles tipos de seguro auto focados em coberturas específicas, como o Seguro Auto com Rastreador, dentre outros.

Quanto o assunto e seguro auto, sabemos que é bem complicado localizar o seguro ideal, ainda mais quando se tem um mundo (como o da internet) de informações à palma da sua mão, mas que nem sempre é tão confiável ao ponto de passar credibilidade e confiança.

Por isso, nós vamos te ajudar a desmistificar grande parte dos tipos de seguro auto existentes para que você possa escolher, com confiança,  o que melhor se encaixa no seu bolso e também na proteção do seu veículo. Vamos lá?

Tipos de Seguro Auto: quais são?

Seguro Auto Compreensivo

Seguro Auto Compreensivo é o tipo de seguro auto mais completo. Ele possui proteção veicular contra roubo, furto, colisões, incêndio, dentre diversas outras opções de coberturas, como a indenização parcial ou total.

Há também, dentro da gama de coberturas existentes em quase todos os tipos de seguro auto compreensivo, a proteção contra terceiros, coberturas de vidros, faróis, retrovisores, e também diversas assistências.

Seguro Auto deste tipo, costumeiramente, oferece uma maior gama de proteções e é comumente indicado para a grande maioria dos automóveis, porém, o lado ruim (nem sempre é tão ruim, pois depende do seu desejo/bolso) seria o investimento necessário para mantê-lo.

Quanto mais completo, mais caro (ainda mais quando o carro tem a partir de 5 anos. Se for pensar em carros com mais de 10 anos, você dificilmente encontrará este tipo de seguro auto disponível para contratação).

Seguro Contra Roubo e Furto (ou Rastreador com Seguro)

Seguro Auto contra roubo e furto (ou rastreador com seguro) é oferecido com cobertura apenas contra roubo e furto. Existem seguradoras oferecendo este tipo de seguro auto junto da instalação de um rastreador, para aumentar a segurança e possibilidades de localização do seu automóvel em caso de incidentes como o que este seguro cobre.

Este tipo de seguro auto é mais conhecido como Seguro Auto Básico, uma vez que possui duas categorias obrigatórias em seguros automotivos (roubo e furto). Em alguns casos e seguradoras é possível acrescentar outras coberturas e assistências, como o famoso P.T (perda total). Repetimos: tudo depende do seu desejo/bolso.

Um ponto extremamente importante neste tipo de seguro auto é que você só será indenizado em caso do seu automóvel não ser localizado, ou, caso seja, os danos deverão ser superiores a 75% do valor do valor. Um exemplo prático: seu automóvel foi localizado sem as 4 portas, sem o painel e sem 2 rodas. Você deverá arcar com o conserto, pois o valor somado do prejuízo certamente não estará acima dos 75% determinados pelas regras de indenização.

Este tipo de seguro auto costumeiramente é mais barato, também possui uma proteção menor, bem diferente do seguro compreensivo e se assemelha bastante a um serviço de assinatura mensal podendo ser parcelado em até 12 vezes sem juros (algumas seguradoras ainda não parcelam em mais de 6 vezes, mas estão caminhando para isso).

Seguro de Terceiros

Seguro de Terceiros é um tipo de seguro auto em que a cobertura é centralizada para cobrir danos corporais e morais causados a terceiros, pois nem sempre o veículo é a maior preocupação de quem o dirige.

Este tipo de seguro poderá ser aplicado não só para outras pessoas, como motoristas e pedestres, mas também cobrirá danos ao patrimônio alheio, como muros, outros carros, postes, portões, dentre outras coisas que acabam sendo afetadas em um acidente. O Seguro de Terceiros é comumente encontrado no Seguro Compreensivo e em casos de acidentes, ou falhas, fará uma grande diferença na hora que a conta chegar.

Seguro de Acidentes de Passageiros

Seguro de Acidentes de Passageiros é um tipo de seguro, que como bem diz o nome, cobrirá acidentes dos passageiros que estiverem no seu veículo em caso de acidentes.

Este tipo de cobertura, geralmente, inclui algumas indenizações para o caso de morte acidental e também a invalidez permanente de passageiros.

Esta cobertura é extremamente importante para àqueles que utilizam o veículo para transporte de pessoas, exemplo deste seriam os taxistas e ubers (que não podem dirigir sem ter este tipo de cobertura contratada).

Seguro DPVAT

Seguro DPVAT é conhecido por todos, seja na aula teórica, quanto no dia-a-dia, como Seguro Obrigatório. Este é um tipo de seguro diferenciado que é administrado pelo Estado. e seu objetivo é o benefício financeiro/ajuda de custo às vitimas de acidentes de trânsito.

Sua contratação, além de ser obrigatória, é de pagamento anual e feito, normalmente, junto do licenciamento e também do IPVA. Caso você não o tenha, ou não queira pagá-lo, saiba que seu veículo poderá ser multado e apreendido, o que fará o valor de desembolso ser muito maior do que o valor do Seguro DPVAT.

Cotação Seguro Auto Online Sem Burocracia

REVISÃO

Cotação Seguro Auto