Deficientes físicos dirigem veículos adaptados, e disso todo mundo sabe. Mas, o que a grande maioria não sabe é que o seguro auto para esses motoristas também é diferente. Se você é deficiente físico e quer correr atrás dos seus direitos, confira a leitura a seguir, pois vamos falar detalhadamente sobre essa modalidade de seguro e seu valor.
Se o carro é adaptado, o seguro e seu valor também são. Mas afinal, que adaptações são essas? Bom, se você quer descobrir, confira o que será dito a seguir.
Seguro auto para deficiente físico
Deficientes físicos não dirigem qualquer tipo de carro, afinal de contas, é por isso que existem carros adaptados.
No entanto, eles também devem contar com proteção de seu patrimônio, já que adquirir um automóvel no Brasil, que é um país que cobra tantos impostos, não é algo fácil para ninguém. Nesse caso, é preciso optar pelo seguro, independentemente do valor.
Porém, é fundamental contar com um seguro que ofereça uma cobertura eficaz, levando e conta as necessidades do motorista e adversidades do carro.
Isso sem falar na cobrança de um valor justo pelo serviço, não é mesmo? Então vamos lá, confira tudo o que é necessário fazer ou checar antes da contratação do seguro auto para o seu carro.
Registro correto dos dados do carro
Certifique-se de que a seguradora tenha registrado o fato de que se trata de um carro adaptado. Para algumas delas, isso é um procedimento padrão, afinal, elas precisam saber tudo do veículo para compreender a proposta do cliente e evitar qualquer perda.
Mas, se por acaso você recorreu a uma empresa de seguros que não tem essa exigência como normalidade, faça questão de que essa característica do veículo seja registrada.
Nem todas as seguradoras oferecem esse serviço
É importante também verificar quais seguradoras oferecem coberturas para deficientes físicos, afinal, não são todas que oferecem e também não é obrigação desse tipo de empresa.
Mas, se você quer a melhor, então é preciso pesquisar. Além disso, não tem preço poder contar com uma empresa de confiança e que oferece um serviço de qualidade, não é mesmo?
Indenizar o cliente nos casos de perda total
Antes de contratar o seguro auto para seu carro, é preciso verificar o quanto você recebe de indenização em caso de perda total.
Isso porque existem descontos na venda de um veículo para um deficiente físico, como o IPI e ICMS. Por isso, é preciso verificar se isso afeta de alguma maneira o quanto você receberá de indenização caso um acidente aconteça e seja declarada perda total do carro.
Existem equipamentos especiais? Quais?
Antes de contratar o seguro definitivamente, é preciso também se certificar de que a empresa escolhida irá registrar corretamente todos os equipamentos especiais que existem no carro.
Isso porque eles podem ser incluídos na cobertura do seguro, mas é preciso que os responsáveis por isso saibam de sua existência, certo? Em caso de perda ou danos nesses equipamentos, você será indenizado.
Perfil do condutor
Você sabia que existem algumas informações a seu respeito que podem influenciar no quanto você terá que pagar pelo seguro? Sim, isso é verdade. O fato da empresa responsável pelo seguro ter que te oferecer um serviço especial pode ser um deles, mas existem outros também.
Dados como idade do condutor, local onde mora, estado, há quanto tempo ele tem carteira de motorista, influenciam no valor final do seguro. Gênero também é um fator decisivo, já que estatísticas apontam que os homens são em geral mais responsáveis por acidentes no trânsito do que as mulheres.
Valor do seguro
Embora existam várias seguradoras que disponibilizem serviço de seguro auto para deficiente físico, é importante fazer uma cotação.
Cotar é verificar o quanto o seguro vale, e fazer uma análise para poder comparar diferentes preços do seguro. Sendo assim, a cotação é o que você pode fazer de melhor para garantir a sua economia.
Verifique com as empresas de seguro quais as coberturas oferecidas, se elas atendem às suas necessidades, e principalmente se você pode pagar por isso. Afinal, de nada adianta pagar um alto valor pelo seguro do automóvel e passar necessidade em relação a outras coisas, não é mesmo?
Mas, se você já reconhece a importância do seguro para seu veículo, então já sai ganhando de certa forma. Não é perda de dinheiro investir em sua segurança!